sexta-feira, 11 de novembro de 2011

SENHOR QUANTO TEMPO FICAS CONOSCO, APÓS A COMUNHÃO?

E Jesus nos responde:
Todo o tempo que você quiser estar comigo.. se você fala comigo durante o dia, dirigindo-me algumas palavras durantes seus afazeres, Eu os escutarei. Esou sempre com vocês. Não os deixo nunca. São vocês que me abandonam. Saem da igreja e acabou  nosso relacionamento. Já fizeram sua obrigação. Não pensam que Eu gostaria  de participar de suas atividades e interesses, em cada instante durante o dia. Em suas casas tem um lugar para tudo, um ambiente para cada coisa: um para dormir, outro para cozinhar, outro para comer... Qual é o lugar reservado para mim? Seria um local, onde houesse uma imagem empoeirada? Ou seria um lugar em que a familia se reunisse, pelo menos durante cinco minutos, para me agradecer pelo dia vivido, pelo dom da vida, pela solução de um problema, para a solicitação de bênçãos, proteção da saude, par tudo há um lugar menos pra mim.

E pra você, que lugar Jesus tem em sua casa em seu coração?

Temos tanto a agradecer...fico muito triste quando estou na missa e o sacerdote nem bem acabou de dar a bênção final e muitos saem da Igreja sem nem ao menos esperar o sacerdote sair do altar... Jesus quer ficar conosco, fazer parte da nossa vida, estar  realmente conosco..e nós infelizmente O deixamos lá no sacrário e fechamos a porta do nosso coração duro e não o deixamos entrar..Ele está a porta e pede entrada, cabe a mim e a você abri-la e viver na presença desse Jesus que deu sua vida por cada um de nós e ressuscitou para estar conosco até fim...

sábado, 8 de outubro de 2011

A PALETA

Um famoso pintor preparava o ateliê para a pintura de seu próximo quadro. Com cuidado, ele separava os materiais que precisaraia para produzir sua obra, não esquecendo o instrumento principal: a paleta de tintas.
Ao depositar sobre ela as tintas para o novo trabalho, as cores começaram a discutir entre si sobre qual seria a preferença do pintor.
- Viram como ele gosta do vermelho! - disse a exuberante cor. - Ele me colocou em maior quantidade na paleta.
- Não diga isso, exibida! Certamente ele pintará um lindo céu - falou, esperançoso, o azul.
- O que será de um céu sem um belíssimo sol para iluminar? - questionou o cintilante amarelo.
- Por que discutem assim? - interromeu a paleta - Nós serems usados segundo a inspiração do artista!
 Ma, ao começar a obra, o pintor pegou  o pincel e misturou lentamento cada uma das tintas, criando uma tonalidade de cor diferente, que tingiu a tela.
Horas mais tarde, quando o quadro foi terminado, a satisfação do pintor era imensa. Os elogios tornavam aquela obra mais especial do que todas que ele já havia pintado.
E a paleta, silenciosa, guardava consigo as manchas coloridas daquelas tintas que pensavam poder realizar alguma obra com apenas uma cor.


"Quem se isola busca interesses egoistas e se rebela com a sensatez" (Provérbio 18.1) 

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Evangelho (Lucas 7,1-10)


A oração, por si mesma, não nos leva a fazer coisas extraordinárias, porém muda nosso modo de ver o mundo e reagir diane das coisas, das pessoas e dos aconecimentos. Ela nos ajuda a viver com disponibilidade  confiança e esperança.  



Naquele tempo, 1quando acabou de falar ao povo que o escutava, Jesus entrou em Cafarnaum. 2Havia lá um oficial romano que tinha um empregado a quem estimava muito, e que estava doente, à beira da morte. 3O oficial ouviu falar de Jesus e enviou alguns anciãos dos judeus, para pedirem que Jesus viesse salvar seu empregado. 4Chegando onde Jesus estava, pediram-lhe com insistência: “O oficial merece que lhe faças este favor, 5porque ele estima o nosso povo. Ele até nos construiu uma sinagoga”.
6Então Jesus pôs-se a caminho com eles. Porém, quando já estava perto da casa, o oficial mandou alguns amigos dizerem a Jesus: “Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa. 7Nem mesmo me achei digno de ir pessoalmente a teu encontro. Mas ordena com a tua palavra, e o meu empregado ficará curado. 8Eu também estou debaixo de autoridade, mas tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Se ordeno a um: ‘Vai!’, ele vai; e a outro: ‘Vem!’, ele vem; e ao meu empregado ‘Faze isto!’, e ele o faz’”.
9Ouvindo isso, Jesus ficou admirado. Virou-se para a multidão que o seguia, e disse: “Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé”. 10Os mensageiros voltaram para a casa do oficial e encontraram o empregado em perfeita saúde.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Evangelho (Mateus 1,18-23)

Quinta-Feira, 8 de Setembro de 2011
Natividade de Nossa Senhora

18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.
19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”.
22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Oração pelo Brasil

Ó Deus onipotente,
Principio e Fim de todas as coisas,
infundi em nós, brasileiros,
o amor ao estudo e ao trabalho,
para que façamos da nossa Pátria
uma terra de paz, de ordem e de grandeza.
Velai, Senhor, pelos destinos do Brasil.

(Comissão Nacional de Moral e Civismo do MEC, 1970)


A FONTE

No meio de uma densa floresta. Havia uma trilha para a Montanha Azul, o lugar o mais lindo de toda  a região. Por essa trilha cruzavam, todo ano, jovens aventureiros que só conseguiam chegar ao destino graças a uma fonte, cujas águas cristalinas serviam pra revigorar suas forças.
Mas, infelizmente, a água da fonte foi perdendo sua pureza e limpidez. Tudo causado pelo própio descuido dos viajantes, que não atentaram para o aviso que dizia: MANTENHA A FONTE LIMPA!
Em pouco tempo, a água não servia mais para ser consumida. Por isso, a fonte foi coberta com uma pedra e esquecida n floresta. Tão esquecida quanto a trilha para a rara Montanha Azul.

"Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sia vida" (Proverbios 4.23)

Passam muitas pessoas por nós ao longo da nossa vida, assim como a fonte, nós precisamos por limites e tomar muito cuidado com o que as pessoas deixam para nós, é preciso fazer a faxina todos os dias para que nosso coração não se transforme em pedra e nos impeça de chegar a Montanha Azul  que é o céu, o reino de Deus.

Evangelho (Lucas 6,12-19)

A oração é fundamental na vida do cristão que quer se deixar guiar e enraizar por Jesus, consequentemente, não quer ser iludido por idéias e doutrinas falsas. A oraçõ ilumina o caminhar dos seguidores de Cristo.



12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.
17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e ser curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Evangelho (Lucas 6,6-11)

Vamos permanecer unidos a caridade e - a exemplo de Jesus , que não tinha medo das críticas e firmou compromiso com os sofredores - que a nossa vontade de fazer o bem supere a incompreensão e as oposições.

Aconteceu num dia de sábado que 6Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Aí havia um homem cuja mão direita era seca. 7Os mestres da Lei e os fariseus o observavam, para ver se Jesus iria curá-lo em dia de sábado, e assim encontrarem motivo para acusá-lo. 8Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem da mão seca: “Levanta-te, e fica aqui no meio”. Ele se levantou, e ficou de pé. 9Disse-lhes Jesus: “Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?” 10Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem: “Estende a tua mão”. O homem assim o fez e sua mão ficou curada. 11Eles ficaram com muita raiva, e começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus.

domingo, 4 de setembro de 2011

ORAÇÃO ANTES DE LER A BÍBLIA

Senhor, nossas palavras são demasiado pobres para agradecer-te o maravilhoso dom de tua palavra-escrita, que ultrapassando os limites do tempo continua a falar-nos da Fé, que dá sentido à vida, da Alegria que abre os corações, do Amor que nos faz irmãos. Concede-nos, Senhor, grande amor pela Bíblia.
Queremos aproximar-nos desse livro com fé para que saibamos encontrar em suas páginas sagradas a resposta para os nossos problemas, o amor que une a família, a paz que o mundo precisa. Ensina-nos, Senhor, a ler a Bíblia com respeito, humildade e fé. Queremos colocá-la em nossas casas para que seja Luz que ilumina, Palavra que acalma, Presença viva de amor! Nós te pedimos, ó Pai, que o homem de hoje, cansado e insatisfeito, tenha a coragem de aproximar-se da Bíblia para encontrar o Caminho e a Vida.
AMÉM.

domingo, 21 de agosto de 2011

TRECHO DO LIVRO


Jesus é Deus se derramando em amor e graça sobre todos os que abrem o coração em verdade, sinceridade e confiança. É Deus se identificando com nossas dores, fraquezas, tentações, enfermidades, angustias e limitações. É uma revolução divina. É Deus se fazendo Homem de dores e Servo sofredor. É Deus se fazendo pobre para nos enriquecer com toda sua bondade e compaixão. É Deus vindo nos abraçar, tocar, salvar, pagar a nossa dívida, cancelar tudo o que era contra nós, reconciliar-nos conosco, e dar-nos vida. Basta olharmos para Jesus e ler as páginas dos Evangelhos para verificar a bondade de Deus se derramando por meio de sua vida. Uma bondade além de preconceitos e das fronteiras dos homens..

(ADRIANO GONÇALVES)

ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA



SENHORA DA GLÓRIA
Maria, Mãe querida de todos nós! Que alegria ao saudá-la rainha, coroada de estrelas, rodeada de luz! Em vida passastes por todas as dores e sofrimentos.
Conhecestes de perto a renúncia, a humilhação, o pranto. Mas venceste. As lágrimas se transoformaram em risos, a dor em alegria, os espinhos  rm flores. Dai, também, Senhora, vivermos de tal modo que possamos, como vós, sermos vitoriosos, e um dia merecermos a coroa da glória. AMÉM 

(Dom Luiz Flávio Coppio, OFM)

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A FAMILIA

Uma vida sem amor não vale nada. E amar se aprende em casa, com os pais e os irmãos. A familia é a primeira escola do amor. Ame seu lar! É o lugar mais abençado do mundo. Digo lhe de coração: ame sua familia! Apesar dos defeitos de seus pais e irmãos, sua casa é o lugar do amor e da paz. Você jovem, poderá um dia ter uma bela mansão, mas, mesmo assim, vai sentir saudades da casa em que nasceu e cresceu. Você vai olhar para trás e dizer: "Como eu era feliz na casa de meus pais! Eu morava num paraiso e não sabia"

(Pe Luiz Cechinato)  

Nossa  casa deve ser o lugar onde nós podemos tirar nossas máscaras, deve ser um lugar de descanso, onde podemos ser nós mesmos, sem fingimento, sem hipocrisia. A familia bem estruturada com o alicerce firme em Deus, só pode produzir bons frutos. 

sábado, 13 de agosto de 2011

SER PAI

Ser pai não é apenas gerar um novo ser, num momento de êxtase e prase físico.
Se pai é compreender que aquela criaturinha foi chamada ao mundo por nós e que não lhe pedimos
permissão para isso.
Ser pai é virar diante de um bercinho, como se ali estivesse dormindo uma reedição do nosso próprio ser.
Ser pai é sofrer em noites insones diante de cabecinhas queimando de febre.
Se pai é voltar par a casa e sempre que possível trazer alguma coisa para alegrar os pequenos 
esperam por nós.
Ser pai é entender que o filho ou filha é um resultado daquilo que somos, do modo como nos
comportamos.
Ser pai é ter sempre os braços abertos para receber o filhos, quando eles assustados,
correm para nós.
Ser pai é jamais gritar com os frutos do nosso sangue e da nossa carne, quando eles cometem
um pequeno erro.
Ser pai é quase morrer de aleria quando pela primeira vez se ouve:" pa, pa,pa, papa".
Ser pai  é não bater no filho como se eles tivessem a obirgação de saber tudo ou de possuir
a nossa experiência de vida.
Ser pai é não encher os bolsos dos filhos de dinheiro para que "eles não passe o que passei"
Ser pai é ter coragem de admitir que às vezes  se erra no tratamento com os filhos e confessar
isso para eles.
Ser pai é procurar, pelo exemplo de vida, mostrar a eles que o caminho para uma existência de honradez e honestidade é tapizado de pedras pontiagudas, de cactos que nos ferm os pés, de muitas decepções e não menores amarguras.
Ser pai é ser heroi, é ser guerreiro, é ser filósofo, é ser médico, é ser palhaço, é ser artitsta, é ser humilde, é ser valente, é ser honrado. É ser, enfim, um homem na acepção da palavra 

ARLINDO PORTO

SETE REGRA BÁSICAS DO BOM PAI E DA BOA MÃE

1 Comporte-se naturalmente com seu filho. Dê atenção na medida certa. Se você exagerar com frequência, quando por qualquer motivo reduzir sua atenção, seu filho se sentira desprezado.

2 Diga sempre a seu filho que você o ama, principalmente quando ele não espera esse tipo de declaração.Não economize nos gestos. Beijos, carinhos, abraços, emoção muitas vezes vale mais do que uma dezena de palavras; mas as duas atitudes, fazer e falar, não se excluem.

3 Vale mais encorajar do que reeprender; incentivar do que premiar: "eu aposto na sua decisão".

4 Ouça seu filho (talvez a mais importante das regras):Aprenda a ouvir o que seu filhotem a dizer; ouça tudo até o fim; não interrompa, não conclua nem o obrigue a concluir no meio do relato. Mais do que a sua opinião, ele quer contar para você.

5 Nunca critique  seu filho duramente, mesmo diante aparente falta grave. Deixe que ele dê suas razões.Se você não se convencer, tente refletir em conjunto; ajuda-lo por si só, a conhecer o outro lado e, eventualmente, tentar mostrar o que o levou a errar.

6 Por mais certeza que você  tenho do que vai acontecer, permita que seu filho experimente e conclua por si só. O melhor aprendizado e a experiência.

7 E, por fim, trate seu filho com a mesma atenção e cordialidade que você reserva para seus amigos.Com certeza ele acabará se tornando o melhor de todos os seus amigos.

(Prof Felipe Aquino)

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A ORAÇÃO É AMOR

Em qualquer tipo de oração, pura contemplação, simples olhar dirigido a Deus, atenção silenciosa e amorosa da alma para Deus, meditação, reflexão, diálogo da alma com Deus orações vocais de qualquer espécie etc..,em todas essas espécies e em todas as outras, o que nas orações sempre e sempre deve dominar é o amor. Qualquer que seja o gênero destas orações tão diferentes, sejam mudas ou cantadas, quase sempre sem pensamento  ou com muita reflexão, o que lhes da valor é o amor com o qual são feitas.
Para todas estas espécies de oração, sem exceção para toda espécies possíveis, permanece eternamente  verdade que a melhor oração é aquela que há mais amor e que a oração é melhor quanto mais for rica de amor.

Bv Charles de Fouccauld 

quinta-feira, 28 de julho de 2011

FELICIDADE

A busca da felicidade é a motivação fundamental de nossa vida.
Todos possuimos um forte senso para amar e sermos felizes
Cultive esse otimismo e pense:
"Existe bondade em todas as pessoas; depende também de mim contribuir
para trazê-la à tona"
Na vida tudo tem um lado positivo, se você souber encontra-lo.




"Dou graças sempre a meu Deus a vosso respeito,
por causa da graça que le vos concedeu no Cristo Jesus"
(1Cor 1,4)

Evangelho (Mateus 13,47-53)


A ação divina se faz presente no momento oportuno. Deus sabe esperar e tolera aqueles que muitas vezes nós condenamos de maneira precipitada. A escolha pela salvação é nossa, podemos ser "peixes" bons ou maus.



Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47“O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam.
49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes. 51Com­preendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”.
52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. 53Quando Jesus terminou
de contar essas parábolas, partiu dali.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Evangelho (Mateus 13,10-17)




Nem sempre a palavra de Deus é entendida e acolhida com autencidade. Para compreendermos a mensagem divina, devemos ter o coração aberto e disponibilidade sincera.


Naquele tempo, 10os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?” 11Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado.
12Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. 13É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não vêem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem.
14Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. 15Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’.
16Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”.

terça-feira, 19 de julho de 2011

ABRA A PORTA


Numa terra em guerra, havia um rei que causava espanto. Cada vez que fazia prisioneiros, não os matava, levava-os a uma sala que tinha um grupo de arqueiros em  um canto de uma imensa porta de ferro do outro, na qual havia gravadas figuras de caveira cobertas de sangue. Nessa sala os fazia ficar em círculo e então dia:
-Vocês podem escolher morrer flechados por meus arqueiros, ou passar por aquela porta e lá serem trancados por mim.
Todos os que por ali passavam escolhiam ser mortos pelos arqueiros.
Ao término da guerra, um soldado que por muito tempo servia o rei disse-lhe:
-Senhor posso lhe fazer uma pergunta?
-Diga, soldado.
-O que havia por trás da assustadora porta?
-Vá e veja.
O soldado então a abre vagarosamente e percebe que, à medida que o faz, raios de sol vão adentrando e clareando o ambiente, até que totalmente aberta, nota que a porta dava para um caminho que levaria à liberdade.
O soldado admirado apenas olha seu rei que diz:
-Eu dava a eles a escolha, mas preferiam morrer a arriscar abrir a porta.

Quantas porta deixamos de abrir por medo de arriscar?
Quantas vezes perdemos a liberdade e morremos por dentro apenas por sentirmos medo de abrir a porta de nossos sonhos?

Evangelho (Mateus 12,46-50)

Na base de toda libertação e slavação está a ação elementar de Deus. Ele dá o primeiro passo: chama dirige; depois deixa o ser humano enfrentar dificuldaddes para que reconheça, na superação delas, a benéfica intervenção divina

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus pergun­tou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

REFLEXÃO



Deus é o socorro presente na angústia.
Por que ele permite que as pessoas
atravessem grandes tribulações?
Isso ocorre para que todos
se tornen fortalecidos na fé
No entanto,
esteja seguro de que,
embora permita o sofrimento,
o Senhor sempre está a seu lado na dor.
Por esse motivo, abra seu coração
aos desígnios de Deus.

Meditação

 Nos momentos de dor,
Deus nunca abandona seus filhos.

Confirmação

 "Não tenhas medo, que eu estou contigo.
Não te assustes, que sou o teu Deus.
Eu te dou coragem, sim, eu te ajudo.
Sim, eu te seguro com minha
mão vitoriosa"
(Is 41,10).

Evangelho (Mateus 12,38-42)


Jesus rejeita os eventos milagrosos como critério para obter e suscitar a fé e propoõe outro cirtério: a aceitaçã de sua ressureição. A fé que exige milagres para se sustentar não é fé autêntica.

Naquele tempo, 38alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”. 39Jesus respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.
40Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 41No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas.
42No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

domingo, 17 de julho de 2011

FRENTE DO SANTUARIO DE NOSSA SENHORA DE FATIMA

OS PREPARATIVOS PRA FESTA JUNINA

Evangelho (Mateus 13,24-43)

Naquele tempo: 24Jesus contou outra parábola à multidão: “O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. 25Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. 26Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio. 27Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’ 28O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os empregados lhe perguntaram: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’ 29O dono respondeu: ‘Não! Pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. 30Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e amarrai-o em feixes para ser queimado. Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro!”
31Jesus contou-lhes outra parábola: “O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. 32Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos”.
33Jesus contou-lhes ainda outra parábola: “O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.
34Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, 35para se cumprir o que foi dito pelo profeta: “Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo”.
36Então Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Explica-nos a parábola do joio!” 37Jesus respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. 38O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. 39O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifeiros são os anjos. 40Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: 41o Filho do Homem enviará seus anjos, e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; 42e depois os lançarão na fornalha de fogo. Aí haverá choro e ranger de dentes. 43Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça”.

A SOMBRA DO CAVALO


Certa vez o comerciante de uma cidade do Oriente foi até o prefeito e fez um pedido.
-Peço encarecidamente não deixar mais ninguém abrir loja de tecidos na rua do meu comercio.
-Por que, meu amigo? Talvez o medo da concorrência? Você não sabe que a concorrência obriga a gente a melhorar o atendimento e a controlar os preços?
-Sim, senhor Prefeito. Mas eu torno a repetir o pedido.
Então o Prefeito, que não tinha papas na língua, perguntou-lhe:
-Por que o cavalo, quando vai beber água no riacho, primeiro bate com asspatas na água?
-Ora, porque ta impaciente de tanta sede.
-Não, meu amigo. É porque ele enxerga na água a sua própria imagem e imagina que é outro cavalo a querer água também. Por isso dá patadas a fim de espantar o suposto concorrente, agora escute o que acontece: acaba sujando a água para si mesmo. É egoista demais para pensar que a água não daria folgamente para os dois.
O negociante despediu-se e saiu sem dizer uma palavra.

Não devemos ser egoistas, o sol nasce para todos.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

AGOTA DE ÁGUA

A GOTA DE ÁGUA



Havia uma gota em uma nascente do rio. Era uma simples gota, nada mais do que isso.Mas, na sua insignificância, tinha um sonho: após vencer a conrrenteza, virar mar.
Ora, quanto pretensão! Uma gota, uma simples gota, virar mar?
Era difícil, sabia ela, porém não impossível. Agarrando-se
a esse fio de esperança, seguiu o curso natural do rio, sempre
pensando no dia em que certamente encontraria o oceano.

Desafios foram surgindo: pedras, evaporação, galhos.. Mas não desistia. Outras gotas que partiram com ela não chegaram ao fim, ficaram pelo caminho. Esta, porém, talvez por sua persistência, pela fé que possuia, de uma forma ou de outra, sabia que  um dia chegaria lá. E de fato aconteceu. Venceu todos os obstáculos, chegou ao encontro das águas e finalmente realizou seu grande sonho. Hoje aquela gota é mar! Graças à sua persistência, conseguiu o que era considerado uma utopia, uma pretensão!

Não impota, hoje aquela gota é mar. Imagine-se como uma gotinha. Você pode ser igual àquelas que ficaram pelo caminho ou à desta história. Depende somente de você! 
Pense nisso e faça a diferença!


Cada pessoa é única e criada por Deus. Não permita que os obstáculos da vida paralise você.
Deus acredita em você e na sua capacidade de vencer... e se Deus acredita quem sou eu para duvidar..

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Reflexão


Você já reparou
que existem pessoas
que falam muito em doenças,
dores, tragédias e morte?
Evite abordar esses assuntos,
para não atrair energias negativas.
Em vez disso, cultive a saúde,
a alegria, uma vida mais saudável.
Confie sempre no Senhor,
que está com você
em todas as circunstâncias da vida.
Diariamente, ouça com amor
a Palavra de Deus.

     Meditação

A despeito de qualquer circunstância
que lhe ocorrer, considere somente
o lado bom da vida.

    Confirmação

 "Por outro lado, precisais renovar-vos,
pela transformação espiritual
de vossa mente, e vestir-vos
do homem novo, criado à imagem
de Deus, na verdadeira justiça
e santidade"
(Ef 4,23-24).
 

sexta-feira, 27 de maio de 2011

EVANGELHO DO DIA (Jo 15,012-17)

Oamor é o ensinamento primorida deixado por Jesus.Prova disso é que ele nos faz seus amigos e doa sua vida em favor de toda humanidade. Seu exemplos é de amor gratuito ao próximo e obedência total a vontade divina.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.
14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.

terça-feira, 24 de maio de 2011

SANTO DO DIA

              SÃO VICENTE DE LÉRINS

 
Nascido no norte da França, São Vicente de Lérins, viveu sua juventude em busca das vaidades do mundo e tornou-se militar.

Vicente ao encontrar-se com Deus e se converter, foi se tornando cada vez mais obediente à Palavra do Senhor. Amou a Palavra de Deus.

Entrou para a vida monástica, tornando-se um exemplo de monge. Aprofundou-se nos mistérios de Deus, tornando-se um grande pensador, teólogo e místico.

Combateu muitas heresias no século V.

Eleito Abade, o Mosteiro de Lérins tornou-se um lugar de forte formação para santos e bispos da Igreja.

São Vicente foi um homem doutorado na graça, defensor da verdade e que se consumiu pelo Evangelho.

São Vicente de Lérins, rogai por nós!


segunda-feira, 23 de maio de 2011

REFLEXÃO DO DIA

Muitas vezes, quando precisam de ajuda,
as pessoas não esperam somente frases feitas,
mas sim ser compreendidas.
Para Togore, "Ouvir é amar".
Por isso, para entender os semelhantes,
tente compreender
não apenas o que lhe dizem,
mas o que não conseguem dizer.
O silêncio é um dos maiores mistérios
do amor, por isso é preciso respeitá-lo.

    Meditação
Acolha em seu íntimo o silêncio dos irmãos.

    Confirmação
"Meus irmãos, que adianta alguém dizer
que tem fé, quando não a põe em prática?
A fé seria capaz de salvá-lo?
Imaginai que um irmão ou uma irmã
não têm o que vestir e que lhes falta
a comida de cada dia; se então
algum de vós disser a eles:
Ide em paz, aquecei-vos e Comei à vontade,
sem lhes dar o necessário para o corpo,
que adianta isso? Assim também a fé:
se não se traduz em ações,
por si só está morta"
(Tg 2, 14-17).
EVANGELHO (Jo 14,21-16



A preocupação de JESUS é simplificar a religião, resguarda-la das complicações humana: amar a DEUS é fazer o que ele quer de acordo com nossa consciência - iluminada pela fé cristã - e deixar-se amar por JESUS e pelo PAI. 



Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 21“Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. 22Judas – não o Iscariotes – disse-lhe: “Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?” 23Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito.

Segunda feira 23/05/2011

                                       SÃO JULIÃO

Era casado e possuía uma hospedaria. Nela, ele partilhava a vida eterna que trazia em seu coração. Esposo fiel que amou a família e os necessitados.

No ano de 305, o imperador Diocleciano começou uma perseguição aos cristãos. Juliano, então, passou a acolher em sua hospedaria os cristãos perseguidos.

Alguns homens denunciaram Juliano. Ele foi arrancado de casa e levado ao tribunal.

Por não renunciar à fé em Cristo, foi condenado e decapitado.

Hoje, ele vive com Cristo na Glória.

Continuamos em tempos de perseguição. Velada em alguns lugares e, em outros, bem visível.

Que o santo de hoje possa interceder para que, o Espirito Santo, nos ajude a sermos ousados em nosso testemunho, sem medo da morte e das perseguições, certos de que a nossa recompensa se encontra no céu.

São Juliano, rogai por nós!

sábado, 21 de maio de 2011

DOMINGO 22/05/2011


EVANGELHO ( Jo 14,1-12)






Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1”Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós 3e, quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E, para onde eu vou, vós conheceis o caminho”.
5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”.
8Disse Felipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai, que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai”.

22/05/2011 DOMINGO

SANTA RITA DE CÁSSIA

Nasceu na Itália, em Cássia, no ano de 1380. Seu grande desejo era consagrar-se numa vida religiosa. Mas, segundo os costumes de seu tempo, ela foi entregue em matrimônio para Paulo Ferdinando.

Tiveram dois filhos, e ela como mãe buscou educá-los na fé e no amor. Porém, eles foram influenciados pelo pai, que antes de se casar se apresentava com uma boa índole, mas depois se mostrou fanfarrão, traidor, entregue aos vícios. E seus filhos o acompanharam.

Rita então, chorava, orava, intercedia e sempre dava bom exemplo.

Seu esposo acabou sendo assassinado. Não demorou muito, seus filhos também morreram.

Seu refúgio era Jesus Cristo. A santa de hoje viveu os impossíveis de sua vida se refugiando no Senhor.

Rita quis ser religiosa. Já era uma esposa santa, tornou-se uma viúva santa e depois uma religiosa.

Ela recebeu um estigma na testa, que a fez sofrer muito, devido a humilhação que sentia, pois cheirava mal e incomodava aos outros. E teve que viver resguardada.

Morreu com 76 anos, após uma dura enfermidade que a fez sofrer por 4 anos.

Hoje ela intercede pelos impossíveis de nossa vida.

Santa Rita de Cássia, rogai por nós!

A FLOR SOLITÁRIA



Uma margarida e uma rosa conversavam,muito tristes, sobre o pobre lírio, que havia murchado de tanto tomar sol. Uma bela orquídea, que em tudo se intrometia, não perdeu a oportunidade de ficar sabendo  das novidades do jardim. Ela gostava mesmo era de aprontar a maior confusão com tudo que ouvia.
---Bom dia, Hibisco! Sabe da última do jardim...?------dizia ela às flores.
A orquídea tinha sempre algo a falar e nunca conseguia ficar com a sua inquieta boca bem calada.
Falou tanto e de tantos que, aos poucos, as flores do jardim perceberam que não valia a pena contar nada perto da orquídea. E, assim, foram se afastanto até ela ficar só e desolada.
Agora, a grande novidade, contada para cada nova flor plantada ali, era sobre uma triste orquídea, que vivia solitária e murcha, esquecida num canto do jardim.


Quem vive contando casos não guarda segredos; por isso, evite quem fala demais.
(Provérbios 20.19)    




quinta-feira, 19 de maio de 2011

SANTO IVO

Nasceu em Bretanha, região administrativa do oeste da França, em 1253.

Ivo recebeu uma ótima formação, formando-se em Filosofia, Teologia, Direito Eclesiástico e Civil. Um santo advogado, juiz e sacerdote.

Partiu para o céu com apenas 50 anos, mas deixou um testemunho muito forte, reconhecido como o 'advogado dos pobres'.

Santo Ivo inclinou seu coração na presença de Deus, na busca da verdade, da misericórdia, da justiça e do amor.

O santo de hoje diz à família forense e a todos nós que, viver o amor e a justiça, é possível em Cristo Jesus.

Santo Ivo, rogai por nós!

Nasceu em Bretanha, região administrativa do oeste da França, em 1253.

Ivo recebeu uma ótima formação, formando-se em Filosofia, Teologia, Direito Eclesiástico e Civil. Um santo advogado, juiz e sacerdote.

Partiu para o céu com apenas 50 anos, mas deixou um testemunho muito forte, reconhecido como o 'advogado dos pobres'.

Santo Ivo inclinou seu coração na presença de Deus, na busca da verdade, da misericórdia, da justiça e do amor.

O santo de hoje diz à família forense e a todos nós que, viver o amor e a justiça, é possível em Cristo Jesus.

Santo Ivo, rogai por nós!

Evangelho (João 13,16-20)



O lava-pés é o testemunho do que Jesus ensinou. Os discípulos não podem ser superiores ao Mestre nem pretender outro caminho diferente do que ele seguiu: o da fraternidade e do serviço constante aos pobres e oprimidos


Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: 16“Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. 17Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes.
18Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: ‘Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar’. 19Desde agora vos digo isto, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou.
20Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.




quarta-feira, 18 de maio de 2011

Oração a Nossa Senhora do Equilíbrio

Virgem Mãe de Deus e dos homens, MARIA. Pedimos-vos o dom do equilíbrio cristão, hoje tão necessário à Igreja e ao mundo. Livrai-nos de todo o mal; salvai-nos do egoísmo, do desânimo, do orgulho, da presunção e da dureza de coração. Daí-nos tenacidade no esforço, calma no insucesso, humildade no êxito feliz. Abri nossos corações à santidade. Fazei que pela pureza de coração, pela simplicidade e amor à verdade, possamos conhecer nossas limitações.
Alcançai-nos a graça de compreender e viver a palavra de Deus. Concedei-nos que, pela Oração, Amor e Fidelidade à Igreja na pessoa do Sumo Pontífice e dos meus formadores e superiores…, vivamos em comunhão fraterna com todos os membros do Povo de Deus, Hierarquia e fiéis. Despertai-nos profundo sentimento de solidariedade entre irmãos, para que possamos viver, com Equilíbrio, a nossa Fé, afetividade e sexualidade na Esperança da eterna salvação. Nossa Senhora do Equilíbrio, a Vós nos consagramos, confiantes na ternura da vossa maternal Proteção.
Divino Espírito Santo, que deste a Maria todo equilíbrio emocional e físico, dai-nos a graça de abandonar em vós nossos sentimentos e emoções, desejos e aspirações, a amar acima de tudo a Deus e não querer nada que me prejudique nem me afaste da Sua Vontade. Daí-nos a graça da paciência nas demoras, do discernimento para procurar as pessoas certas que nos ajudem, da cura de nossas feridas emocionais provocadas pela falta do amor verdadeiro e de escolhas erradas.

Brasil pode ter mais uma beata


A Arquidiocese de Aparecida (SP) encerrou no último domingo, 15, o processo diocesano para a beatificação da Madre Maria de Lourdes de Santa Rosa, co-fundadora do Mosteiro da Imaculada Conceição, em Guaratinguetá (SP). O encerramento foi no próprio mosteiro onde está enterrado o corpo da religiosa.

O processo teve início no dia 12 de março de 2009 e ficou sob responsabilidade de uma comissão, nomeada pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis. A comissão é formada pelo juiz delegado, padre Paulo Tadeu Gil Gonçalves Lima; pelo promotor de justiça, padre Narci Jacinto Braga; pela notária atuária, Maria Rita de Cássia Ferreira e pela notária adjunta, Eliete Galvão Reis da Silva.

Os trabalhos do tribunal responsável por investigar a vida, as virtudes e a fama de santidade da Madre Maria de Lourdes de Santa Rosa foram realizados na Cúria Metropolitana de Aparecida. Encerrado o processo arquidiocesano, toda documentação será encaminhada agora para a Santa Sé.

A religiosa nasceu em Polignano a Mare, Itália, em 1910 e foi para o Brasil aos 2 meses de idade, junto com seus pais e sua irmã Filomena. Foram morar no bairro do Pari, em São Paulo, onde nasceram seus irmãos Paulo José e Domingos. Aos 21 anos, ingressou no Mosteiro da Luz para ser uma religiosa concepcionista. Recebeu o hábito em 1931 com o nome de irmã Maria de Lourdes de Santa Rosa e fez os votos solenes em 15 de agosto de 1935.

Ali viveu 13 anos até ser designada abadessa do novo mosteiro a ser fundado em Guaratinguetá, onde chegou com outras cinco monjas no fim do ano de 1944. Foi administradora e superiora dedicada e prudente do Mosteiro por 24 anos. Sofreu muito e teve dolorosas doenças. Já debilitada pela vida austera e sofrimentos físicos e morais, faleceu na capital paulista no dia 19 de novembro de 1974, no Hospital São Paulo.

SÃO JOÃO I

O santo de hoje governou a Igreja por apenas dois anos e meio. Foi eleito Papa em 523. Nasceu na Toscana, Florência, no século V. De Florência foi para Roma e tornou-se um sacerdote, um presbítero cardeal. Com a morte do Papa, ele foi eleito o sucessor de Pedro.

Marcou a Igreja com muitos trabalhos pastorais, foi o precursor do canto gregoriano e da restauração de muitas igrejas, mas o objetivo dele como Papa, foi de confirmar a fé dos irmãos; sem dúvida nenhuma, era o serviço da salvação das almas.

Papa João I viveu num tempo e contexto político-religioso complexo. Quem reinava na Itália era Teodorico, um cristão ariano, ou seja, não era fiel à doutrina católica, mas se dizia cristão. Por outro lado, existia um conflito entre Teodorico e Justino; e os dois imperadores se chocavam. No meio deste contexto complexo, a vítima foi o Papa João I, que foi forçado por Teodorico a uma missão. Nunca um Papa tinha saído da Itália; ele foi o primeiro.

A missão não agradou, porque Teodorico queria que o Papa fosse o porta-voz de uma mensagem ariana, por interesses econômicos e políticos. Mas o que podemos perceber é que este homem santo, autoridade máxima da Igreja de Cristo, não perdeu sua paz, não perdeu sua obediência a Deus. Tornou-se santo em meio aos conflitos.

Ele viveu uma vida de oração, uma vida penitencial, oferecendo e sempre buscando ser dócil à vontade de Deus. Papa João I, por causa do ódio de Teodorico, foi aprisionado para morrer de fome e de sede. Foi mártir.

Hoje, podemos recordar este Pastor da Igreja como o pastor que, a exemplo de Cristo, deu a vida pelo rebanho.

São João I, rogai por nós!

EVANGELHO (Jo 12,44-50)

A PALAVRA DE JESUS JULGA OS HOMENS

A palavra de Jesus é luz capaz de arrancar o mal dos corações e da sociedade e propor um dinamismo de libertação. Ela é mais que palavra de um sábio ou de um líder, é palavra de Deus.


Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. 45Quem me vê, vê aquele que me enviou. 46Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
47Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. 48Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. 49Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. 50Eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou”.

terça-feira, 17 de maio de 2011

http://youtu.be/Lg9znCz03Lw

BANQUETE

Que o seu chegar seja mais que um simples chegar.
Que seja o símbolo de um tempo de demoras
e permanências.
Deitarei a toalha branca sobre a mesa e
permitirei que suas pontas venham
cobrir também a minha alma.
Cada vez que nossa mesa pe posta,
muito mais que um alimento,
a vida nos é oferecida!
Que seja assim.
Que nossa fome de amor
e de fraternidade seja sempre saciada
nos olhares dos quais serviremos.

MULHER



Jesus amou as mulheres. Graças a Maria, familiarizou-se com aquela natureza arcaica, presente no mundo desde a sua fundação. Esforçou-se em vê-las através do filtro da justiça e da bondade. Tratou-as com deferência superior à prevista pelas leis mosaicas, ásperas e severas. E contrariando aquele Deus que no Antigo Testamento se recusava a aceitar as mulheres como interlocutoras, dirige-lhes a palavra, ouve seus lamentos ......



Trecho retirado da décima sétima carta do livro (CARTAS ENTRE AMIGOS, sobre ganhar e perder)