Numa terra em guerra, havia um rei que causava espanto. Cada vez que fazia prisioneiros, não os matava, levava-os a uma sala que tinha um grupo de arqueiros em um canto de uma imensa porta de ferro do outro, na qual havia gravadas figuras de caveira cobertas de sangue. Nessa sala os fazia ficar em círculo e então dia:-Vocês podem escolher morrer flechados por meus arqueiros, ou passar por aquela porta e lá serem trancados por mim.
Todos os que por ali passavam escolhiam ser mortos pelos arqueiros.
Ao término da guerra, um soldado que por muito tempo servia o rei disse-lhe:
-Senhor posso lhe fazer uma pergunta?
-Diga, soldado.
-O que havia por trás da assustadora porta?
-Vá e veja.
O soldado então a abre vagarosamente e percebe que, à medida que o faz, raios de sol vão adentrando e clareando o ambiente, até que totalmente aberta, nota que a porta dava para um caminho que levaria à liberdade.
O soldado admirado apenas olha seu rei que diz:
-Eu dava a eles a escolha, mas preferiam morrer a arriscar abrir a porta.
Quantas porta deixamos de abrir por medo de arriscar?
Quantas vezes perdemos a liberdade e morremos por dentro apenas por sentirmos medo de abrir a porta de nossos sonhos?