quinta-feira, 28 de julho de 2011

FELICIDADE

A busca da felicidade é a motivação fundamental de nossa vida.
Todos possuimos um forte senso para amar e sermos felizes
Cultive esse otimismo e pense:
"Existe bondade em todas as pessoas; depende também de mim contribuir
para trazê-la à tona"
Na vida tudo tem um lado positivo, se você souber encontra-lo.




"Dou graças sempre a meu Deus a vosso respeito,
por causa da graça que le vos concedeu no Cristo Jesus"
(1Cor 1,4)

Evangelho (Mateus 13,47-53)


A ação divina se faz presente no momento oportuno. Deus sabe esperar e tolera aqueles que muitas vezes nós condenamos de maneira precipitada. A escolha pela salvação é nossa, podemos ser "peixes" bons ou maus.



Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47“O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam.
49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes. 51Com­preendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”.
52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. 53Quando Jesus terminou
de contar essas parábolas, partiu dali.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Evangelho (Mateus 13,10-17)




Nem sempre a palavra de Deus é entendida e acolhida com autencidade. Para compreendermos a mensagem divina, devemos ter o coração aberto e disponibilidade sincera.


Naquele tempo, 10os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?” 11Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado.
12Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. 13É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não vêem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem.
14Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. 15Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’.
16Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”.

terça-feira, 19 de julho de 2011

ABRA A PORTA


Numa terra em guerra, havia um rei que causava espanto. Cada vez que fazia prisioneiros, não os matava, levava-os a uma sala que tinha um grupo de arqueiros em  um canto de uma imensa porta de ferro do outro, na qual havia gravadas figuras de caveira cobertas de sangue. Nessa sala os fazia ficar em círculo e então dia:
-Vocês podem escolher morrer flechados por meus arqueiros, ou passar por aquela porta e lá serem trancados por mim.
Todos os que por ali passavam escolhiam ser mortos pelos arqueiros.
Ao término da guerra, um soldado que por muito tempo servia o rei disse-lhe:
-Senhor posso lhe fazer uma pergunta?
-Diga, soldado.
-O que havia por trás da assustadora porta?
-Vá e veja.
O soldado então a abre vagarosamente e percebe que, à medida que o faz, raios de sol vão adentrando e clareando o ambiente, até que totalmente aberta, nota que a porta dava para um caminho que levaria à liberdade.
O soldado admirado apenas olha seu rei que diz:
-Eu dava a eles a escolha, mas preferiam morrer a arriscar abrir a porta.

Quantas porta deixamos de abrir por medo de arriscar?
Quantas vezes perdemos a liberdade e morremos por dentro apenas por sentirmos medo de abrir a porta de nossos sonhos?

Evangelho (Mateus 12,46-50)

Na base de toda libertação e slavação está a ação elementar de Deus. Ele dá o primeiro passo: chama dirige; depois deixa o ser humano enfrentar dificuldaddes para que reconheça, na superação delas, a benéfica intervenção divina

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus pergun­tou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

REFLEXÃO



Deus é o socorro presente na angústia.
Por que ele permite que as pessoas
atravessem grandes tribulações?
Isso ocorre para que todos
se tornen fortalecidos na fé
No entanto,
esteja seguro de que,
embora permita o sofrimento,
o Senhor sempre está a seu lado na dor.
Por esse motivo, abra seu coração
aos desígnios de Deus.

Meditação

 Nos momentos de dor,
Deus nunca abandona seus filhos.

Confirmação

 "Não tenhas medo, que eu estou contigo.
Não te assustes, que sou o teu Deus.
Eu te dou coragem, sim, eu te ajudo.
Sim, eu te seguro com minha
mão vitoriosa"
(Is 41,10).

Evangelho (Mateus 12,38-42)


Jesus rejeita os eventos milagrosos como critério para obter e suscitar a fé e propoõe outro cirtério: a aceitaçã de sua ressureição. A fé que exige milagres para se sustentar não é fé autêntica.

Naquele tempo, 38alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”. 39Jesus respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.
40Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 41No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas.
42No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

domingo, 17 de julho de 2011

FRENTE DO SANTUARIO DE NOSSA SENHORA DE FATIMA

OS PREPARATIVOS PRA FESTA JUNINA

Evangelho (Mateus 13,24-43)

Naquele tempo: 24Jesus contou outra parábola à multidão: “O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. 25Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. 26Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio. 27Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’ 28O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os empregados lhe perguntaram: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’ 29O dono respondeu: ‘Não! Pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. 30Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e amarrai-o em feixes para ser queimado. Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro!”
31Jesus contou-lhes outra parábola: “O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. 32Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos”.
33Jesus contou-lhes ainda outra parábola: “O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.
34Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, 35para se cumprir o que foi dito pelo profeta: “Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo”.
36Então Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Explica-nos a parábola do joio!” 37Jesus respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. 38O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. 39O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifeiros são os anjos. 40Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: 41o Filho do Homem enviará seus anjos, e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; 42e depois os lançarão na fornalha de fogo. Aí haverá choro e ranger de dentes. 43Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça”.

A SOMBRA DO CAVALO


Certa vez o comerciante de uma cidade do Oriente foi até o prefeito e fez um pedido.
-Peço encarecidamente não deixar mais ninguém abrir loja de tecidos na rua do meu comercio.
-Por que, meu amigo? Talvez o medo da concorrência? Você não sabe que a concorrência obriga a gente a melhorar o atendimento e a controlar os preços?
-Sim, senhor Prefeito. Mas eu torno a repetir o pedido.
Então o Prefeito, que não tinha papas na língua, perguntou-lhe:
-Por que o cavalo, quando vai beber água no riacho, primeiro bate com asspatas na água?
-Ora, porque ta impaciente de tanta sede.
-Não, meu amigo. É porque ele enxerga na água a sua própria imagem e imagina que é outro cavalo a querer água também. Por isso dá patadas a fim de espantar o suposto concorrente, agora escute o que acontece: acaba sujando a água para si mesmo. É egoista demais para pensar que a água não daria folgamente para os dois.
O negociante despediu-se e saiu sem dizer uma palavra.

Não devemos ser egoistas, o sol nasce para todos.