domingo, 21 de agosto de 2011

TRECHO DO LIVRO


Jesus é Deus se derramando em amor e graça sobre todos os que abrem o coração em verdade, sinceridade e confiança. É Deus se identificando com nossas dores, fraquezas, tentações, enfermidades, angustias e limitações. É uma revolução divina. É Deus se fazendo Homem de dores e Servo sofredor. É Deus se fazendo pobre para nos enriquecer com toda sua bondade e compaixão. É Deus vindo nos abraçar, tocar, salvar, pagar a nossa dívida, cancelar tudo o que era contra nós, reconciliar-nos conosco, e dar-nos vida. Basta olharmos para Jesus e ler as páginas dos Evangelhos para verificar a bondade de Deus se derramando por meio de sua vida. Uma bondade além de preconceitos e das fronteiras dos homens..

(ADRIANO GONÇALVES)

ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA



SENHORA DA GLÓRIA
Maria, Mãe querida de todos nós! Que alegria ao saudá-la rainha, coroada de estrelas, rodeada de luz! Em vida passastes por todas as dores e sofrimentos.
Conhecestes de perto a renúncia, a humilhação, o pranto. Mas venceste. As lágrimas se transoformaram em risos, a dor em alegria, os espinhos  rm flores. Dai, também, Senhora, vivermos de tal modo que possamos, como vós, sermos vitoriosos, e um dia merecermos a coroa da glória. AMÉM 

(Dom Luiz Flávio Coppio, OFM)

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A FAMILIA

Uma vida sem amor não vale nada. E amar se aprende em casa, com os pais e os irmãos. A familia é a primeira escola do amor. Ame seu lar! É o lugar mais abençado do mundo. Digo lhe de coração: ame sua familia! Apesar dos defeitos de seus pais e irmãos, sua casa é o lugar do amor e da paz. Você jovem, poderá um dia ter uma bela mansão, mas, mesmo assim, vai sentir saudades da casa em que nasceu e cresceu. Você vai olhar para trás e dizer: "Como eu era feliz na casa de meus pais! Eu morava num paraiso e não sabia"

(Pe Luiz Cechinato)  

Nossa  casa deve ser o lugar onde nós podemos tirar nossas máscaras, deve ser um lugar de descanso, onde podemos ser nós mesmos, sem fingimento, sem hipocrisia. A familia bem estruturada com o alicerce firme em Deus, só pode produzir bons frutos. 

sábado, 13 de agosto de 2011

SER PAI

Ser pai não é apenas gerar um novo ser, num momento de êxtase e prase físico.
Se pai é compreender que aquela criaturinha foi chamada ao mundo por nós e que não lhe pedimos
permissão para isso.
Ser pai é virar diante de um bercinho, como se ali estivesse dormindo uma reedição do nosso próprio ser.
Ser pai é sofrer em noites insones diante de cabecinhas queimando de febre.
Se pai é voltar par a casa e sempre que possível trazer alguma coisa para alegrar os pequenos 
esperam por nós.
Ser pai é entender que o filho ou filha é um resultado daquilo que somos, do modo como nos
comportamos.
Ser pai é ter sempre os braços abertos para receber o filhos, quando eles assustados,
correm para nós.
Ser pai é jamais gritar com os frutos do nosso sangue e da nossa carne, quando eles cometem
um pequeno erro.
Ser pai é quase morrer de aleria quando pela primeira vez se ouve:" pa, pa,pa, papa".
Ser pai  é não bater no filho como se eles tivessem a obirgação de saber tudo ou de possuir
a nossa experiência de vida.
Ser pai é não encher os bolsos dos filhos de dinheiro para que "eles não passe o que passei"
Ser pai é ter coragem de admitir que às vezes  se erra no tratamento com os filhos e confessar
isso para eles.
Ser pai é procurar, pelo exemplo de vida, mostrar a eles que o caminho para uma existência de honradez e honestidade é tapizado de pedras pontiagudas, de cactos que nos ferm os pés, de muitas decepções e não menores amarguras.
Ser pai é ser heroi, é ser guerreiro, é ser filósofo, é ser médico, é ser palhaço, é ser artitsta, é ser humilde, é ser valente, é ser honrado. É ser, enfim, um homem na acepção da palavra 

ARLINDO PORTO

SETE REGRA BÁSICAS DO BOM PAI E DA BOA MÃE

1 Comporte-se naturalmente com seu filho. Dê atenção na medida certa. Se você exagerar com frequência, quando por qualquer motivo reduzir sua atenção, seu filho se sentira desprezado.

2 Diga sempre a seu filho que você o ama, principalmente quando ele não espera esse tipo de declaração.Não economize nos gestos. Beijos, carinhos, abraços, emoção muitas vezes vale mais do que uma dezena de palavras; mas as duas atitudes, fazer e falar, não se excluem.

3 Vale mais encorajar do que reeprender; incentivar do que premiar: "eu aposto na sua decisão".

4 Ouça seu filho (talvez a mais importante das regras):Aprenda a ouvir o que seu filhotem a dizer; ouça tudo até o fim; não interrompa, não conclua nem o obrigue a concluir no meio do relato. Mais do que a sua opinião, ele quer contar para você.

5 Nunca critique  seu filho duramente, mesmo diante aparente falta grave. Deixe que ele dê suas razões.Se você não se convencer, tente refletir em conjunto; ajuda-lo por si só, a conhecer o outro lado e, eventualmente, tentar mostrar o que o levou a errar.

6 Por mais certeza que você  tenho do que vai acontecer, permita que seu filho experimente e conclua por si só. O melhor aprendizado e a experiência.

7 E, por fim, trate seu filho com a mesma atenção e cordialidade que você reserva para seus amigos.Com certeza ele acabará se tornando o melhor de todos os seus amigos.

(Prof Felipe Aquino)

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A ORAÇÃO É AMOR

Em qualquer tipo de oração, pura contemplação, simples olhar dirigido a Deus, atenção silenciosa e amorosa da alma para Deus, meditação, reflexão, diálogo da alma com Deus orações vocais de qualquer espécie etc..,em todas essas espécies e em todas as outras, o que nas orações sempre e sempre deve dominar é o amor. Qualquer que seja o gênero destas orações tão diferentes, sejam mudas ou cantadas, quase sempre sem pensamento  ou com muita reflexão, o que lhes da valor é o amor com o qual são feitas.
Para todas estas espécies de oração, sem exceção para toda espécies possíveis, permanece eternamente  verdade que a melhor oração é aquela que há mais amor e que a oração é melhor quanto mais for rica de amor.

Bv Charles de Fouccauld