sexta-feira, 27 de maio de 2011

EVANGELHO DO DIA (Jo 15,012-17)

Oamor é o ensinamento primorida deixado por Jesus.Prova disso é que ele nos faz seus amigos e doa sua vida em favor de toda humanidade. Seu exemplos é de amor gratuito ao próximo e obedência total a vontade divina.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.
14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.

terça-feira, 24 de maio de 2011

SANTO DO DIA

              SÃO VICENTE DE LÉRINS

 
Nascido no norte da França, São Vicente de Lérins, viveu sua juventude em busca das vaidades do mundo e tornou-se militar.

Vicente ao encontrar-se com Deus e se converter, foi se tornando cada vez mais obediente à Palavra do Senhor. Amou a Palavra de Deus.

Entrou para a vida monástica, tornando-se um exemplo de monge. Aprofundou-se nos mistérios de Deus, tornando-se um grande pensador, teólogo e místico.

Combateu muitas heresias no século V.

Eleito Abade, o Mosteiro de Lérins tornou-se um lugar de forte formação para santos e bispos da Igreja.

São Vicente foi um homem doutorado na graça, defensor da verdade e que se consumiu pelo Evangelho.

São Vicente de Lérins, rogai por nós!


segunda-feira, 23 de maio de 2011

REFLEXÃO DO DIA

Muitas vezes, quando precisam de ajuda,
as pessoas não esperam somente frases feitas,
mas sim ser compreendidas.
Para Togore, "Ouvir é amar".
Por isso, para entender os semelhantes,
tente compreender
não apenas o que lhe dizem,
mas o que não conseguem dizer.
O silêncio é um dos maiores mistérios
do amor, por isso é preciso respeitá-lo.

    Meditação
Acolha em seu íntimo o silêncio dos irmãos.

    Confirmação
"Meus irmãos, que adianta alguém dizer
que tem fé, quando não a põe em prática?
A fé seria capaz de salvá-lo?
Imaginai que um irmão ou uma irmã
não têm o que vestir e que lhes falta
a comida de cada dia; se então
algum de vós disser a eles:
Ide em paz, aquecei-vos e Comei à vontade,
sem lhes dar o necessário para o corpo,
que adianta isso? Assim também a fé:
se não se traduz em ações,
por si só está morta"
(Tg 2, 14-17).
EVANGELHO (Jo 14,21-16



A preocupação de JESUS é simplificar a religião, resguarda-la das complicações humana: amar a DEUS é fazer o que ele quer de acordo com nossa consciência - iluminada pela fé cristã - e deixar-se amar por JESUS e pelo PAI. 



Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 21“Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. 22Judas – não o Iscariotes – disse-lhe: “Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?” 23Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito.

Segunda feira 23/05/2011

                                       SÃO JULIÃO

Era casado e possuía uma hospedaria. Nela, ele partilhava a vida eterna que trazia em seu coração. Esposo fiel que amou a família e os necessitados.

No ano de 305, o imperador Diocleciano começou uma perseguição aos cristãos. Juliano, então, passou a acolher em sua hospedaria os cristãos perseguidos.

Alguns homens denunciaram Juliano. Ele foi arrancado de casa e levado ao tribunal.

Por não renunciar à fé em Cristo, foi condenado e decapitado.

Hoje, ele vive com Cristo na Glória.

Continuamos em tempos de perseguição. Velada em alguns lugares e, em outros, bem visível.

Que o santo de hoje possa interceder para que, o Espirito Santo, nos ajude a sermos ousados em nosso testemunho, sem medo da morte e das perseguições, certos de que a nossa recompensa se encontra no céu.

São Juliano, rogai por nós!

sábado, 21 de maio de 2011

DOMINGO 22/05/2011


EVANGELHO ( Jo 14,1-12)






Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1”Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós 3e, quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E, para onde eu vou, vós conheceis o caminho”.
5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”.
8Disse Felipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai, que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai”.

22/05/2011 DOMINGO

SANTA RITA DE CÁSSIA

Nasceu na Itália, em Cássia, no ano de 1380. Seu grande desejo era consagrar-se numa vida religiosa. Mas, segundo os costumes de seu tempo, ela foi entregue em matrimônio para Paulo Ferdinando.

Tiveram dois filhos, e ela como mãe buscou educá-los na fé e no amor. Porém, eles foram influenciados pelo pai, que antes de se casar se apresentava com uma boa índole, mas depois se mostrou fanfarrão, traidor, entregue aos vícios. E seus filhos o acompanharam.

Rita então, chorava, orava, intercedia e sempre dava bom exemplo.

Seu esposo acabou sendo assassinado. Não demorou muito, seus filhos também morreram.

Seu refúgio era Jesus Cristo. A santa de hoje viveu os impossíveis de sua vida se refugiando no Senhor.

Rita quis ser religiosa. Já era uma esposa santa, tornou-se uma viúva santa e depois uma religiosa.

Ela recebeu um estigma na testa, que a fez sofrer muito, devido a humilhação que sentia, pois cheirava mal e incomodava aos outros. E teve que viver resguardada.

Morreu com 76 anos, após uma dura enfermidade que a fez sofrer por 4 anos.

Hoje ela intercede pelos impossíveis de nossa vida.

Santa Rita de Cássia, rogai por nós!

A FLOR SOLITÁRIA



Uma margarida e uma rosa conversavam,muito tristes, sobre o pobre lírio, que havia murchado de tanto tomar sol. Uma bela orquídea, que em tudo se intrometia, não perdeu a oportunidade de ficar sabendo  das novidades do jardim. Ela gostava mesmo era de aprontar a maior confusão com tudo que ouvia.
---Bom dia, Hibisco! Sabe da última do jardim...?------dizia ela às flores.
A orquídea tinha sempre algo a falar e nunca conseguia ficar com a sua inquieta boca bem calada.
Falou tanto e de tantos que, aos poucos, as flores do jardim perceberam que não valia a pena contar nada perto da orquídea. E, assim, foram se afastanto até ela ficar só e desolada.
Agora, a grande novidade, contada para cada nova flor plantada ali, era sobre uma triste orquídea, que vivia solitária e murcha, esquecida num canto do jardim.


Quem vive contando casos não guarda segredos; por isso, evite quem fala demais.
(Provérbios 20.19)    




quinta-feira, 19 de maio de 2011

SANTO IVO

Nasceu em Bretanha, região administrativa do oeste da França, em 1253.

Ivo recebeu uma ótima formação, formando-se em Filosofia, Teologia, Direito Eclesiástico e Civil. Um santo advogado, juiz e sacerdote.

Partiu para o céu com apenas 50 anos, mas deixou um testemunho muito forte, reconhecido como o 'advogado dos pobres'.

Santo Ivo inclinou seu coração na presença de Deus, na busca da verdade, da misericórdia, da justiça e do amor.

O santo de hoje diz à família forense e a todos nós que, viver o amor e a justiça, é possível em Cristo Jesus.

Santo Ivo, rogai por nós!

Nasceu em Bretanha, região administrativa do oeste da França, em 1253.

Ivo recebeu uma ótima formação, formando-se em Filosofia, Teologia, Direito Eclesiástico e Civil. Um santo advogado, juiz e sacerdote.

Partiu para o céu com apenas 50 anos, mas deixou um testemunho muito forte, reconhecido como o 'advogado dos pobres'.

Santo Ivo inclinou seu coração na presença de Deus, na busca da verdade, da misericórdia, da justiça e do amor.

O santo de hoje diz à família forense e a todos nós que, viver o amor e a justiça, é possível em Cristo Jesus.

Santo Ivo, rogai por nós!

Evangelho (João 13,16-20)



O lava-pés é o testemunho do que Jesus ensinou. Os discípulos não podem ser superiores ao Mestre nem pretender outro caminho diferente do que ele seguiu: o da fraternidade e do serviço constante aos pobres e oprimidos


Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: 16“Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. 17Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes.
18Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: ‘Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar’. 19Desde agora vos digo isto, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou.
20Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.




quarta-feira, 18 de maio de 2011

Oração a Nossa Senhora do Equilíbrio

Virgem Mãe de Deus e dos homens, MARIA. Pedimos-vos o dom do equilíbrio cristão, hoje tão necessário à Igreja e ao mundo. Livrai-nos de todo o mal; salvai-nos do egoísmo, do desânimo, do orgulho, da presunção e da dureza de coração. Daí-nos tenacidade no esforço, calma no insucesso, humildade no êxito feliz. Abri nossos corações à santidade. Fazei que pela pureza de coração, pela simplicidade e amor à verdade, possamos conhecer nossas limitações.
Alcançai-nos a graça de compreender e viver a palavra de Deus. Concedei-nos que, pela Oração, Amor e Fidelidade à Igreja na pessoa do Sumo Pontífice e dos meus formadores e superiores…, vivamos em comunhão fraterna com todos os membros do Povo de Deus, Hierarquia e fiéis. Despertai-nos profundo sentimento de solidariedade entre irmãos, para que possamos viver, com Equilíbrio, a nossa Fé, afetividade e sexualidade na Esperança da eterna salvação. Nossa Senhora do Equilíbrio, a Vós nos consagramos, confiantes na ternura da vossa maternal Proteção.
Divino Espírito Santo, que deste a Maria todo equilíbrio emocional e físico, dai-nos a graça de abandonar em vós nossos sentimentos e emoções, desejos e aspirações, a amar acima de tudo a Deus e não querer nada que me prejudique nem me afaste da Sua Vontade. Daí-nos a graça da paciência nas demoras, do discernimento para procurar as pessoas certas que nos ajudem, da cura de nossas feridas emocionais provocadas pela falta do amor verdadeiro e de escolhas erradas.

Brasil pode ter mais uma beata


A Arquidiocese de Aparecida (SP) encerrou no último domingo, 15, o processo diocesano para a beatificação da Madre Maria de Lourdes de Santa Rosa, co-fundadora do Mosteiro da Imaculada Conceição, em Guaratinguetá (SP). O encerramento foi no próprio mosteiro onde está enterrado o corpo da religiosa.

O processo teve início no dia 12 de março de 2009 e ficou sob responsabilidade de uma comissão, nomeada pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis. A comissão é formada pelo juiz delegado, padre Paulo Tadeu Gil Gonçalves Lima; pelo promotor de justiça, padre Narci Jacinto Braga; pela notária atuária, Maria Rita de Cássia Ferreira e pela notária adjunta, Eliete Galvão Reis da Silva.

Os trabalhos do tribunal responsável por investigar a vida, as virtudes e a fama de santidade da Madre Maria de Lourdes de Santa Rosa foram realizados na Cúria Metropolitana de Aparecida. Encerrado o processo arquidiocesano, toda documentação será encaminhada agora para a Santa Sé.

A religiosa nasceu em Polignano a Mare, Itália, em 1910 e foi para o Brasil aos 2 meses de idade, junto com seus pais e sua irmã Filomena. Foram morar no bairro do Pari, em São Paulo, onde nasceram seus irmãos Paulo José e Domingos. Aos 21 anos, ingressou no Mosteiro da Luz para ser uma religiosa concepcionista. Recebeu o hábito em 1931 com o nome de irmã Maria de Lourdes de Santa Rosa e fez os votos solenes em 15 de agosto de 1935.

Ali viveu 13 anos até ser designada abadessa do novo mosteiro a ser fundado em Guaratinguetá, onde chegou com outras cinco monjas no fim do ano de 1944. Foi administradora e superiora dedicada e prudente do Mosteiro por 24 anos. Sofreu muito e teve dolorosas doenças. Já debilitada pela vida austera e sofrimentos físicos e morais, faleceu na capital paulista no dia 19 de novembro de 1974, no Hospital São Paulo.

SÃO JOÃO I

O santo de hoje governou a Igreja por apenas dois anos e meio. Foi eleito Papa em 523. Nasceu na Toscana, Florência, no século V. De Florência foi para Roma e tornou-se um sacerdote, um presbítero cardeal. Com a morte do Papa, ele foi eleito o sucessor de Pedro.

Marcou a Igreja com muitos trabalhos pastorais, foi o precursor do canto gregoriano e da restauração de muitas igrejas, mas o objetivo dele como Papa, foi de confirmar a fé dos irmãos; sem dúvida nenhuma, era o serviço da salvação das almas.

Papa João I viveu num tempo e contexto político-religioso complexo. Quem reinava na Itália era Teodorico, um cristão ariano, ou seja, não era fiel à doutrina católica, mas se dizia cristão. Por outro lado, existia um conflito entre Teodorico e Justino; e os dois imperadores se chocavam. No meio deste contexto complexo, a vítima foi o Papa João I, que foi forçado por Teodorico a uma missão. Nunca um Papa tinha saído da Itália; ele foi o primeiro.

A missão não agradou, porque Teodorico queria que o Papa fosse o porta-voz de uma mensagem ariana, por interesses econômicos e políticos. Mas o que podemos perceber é que este homem santo, autoridade máxima da Igreja de Cristo, não perdeu sua paz, não perdeu sua obediência a Deus. Tornou-se santo em meio aos conflitos.

Ele viveu uma vida de oração, uma vida penitencial, oferecendo e sempre buscando ser dócil à vontade de Deus. Papa João I, por causa do ódio de Teodorico, foi aprisionado para morrer de fome e de sede. Foi mártir.

Hoje, podemos recordar este Pastor da Igreja como o pastor que, a exemplo de Cristo, deu a vida pelo rebanho.

São João I, rogai por nós!

EVANGELHO (Jo 12,44-50)

A PALAVRA DE JESUS JULGA OS HOMENS

A palavra de Jesus é luz capaz de arrancar o mal dos corações e da sociedade e propor um dinamismo de libertação. Ela é mais que palavra de um sábio ou de um líder, é palavra de Deus.


Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. 45Quem me vê, vê aquele que me enviou. 46Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
47Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. 48Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. 49Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. 50Eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou”.

terça-feira, 17 de maio de 2011

http://youtu.be/Lg9znCz03Lw

BANQUETE

Que o seu chegar seja mais que um simples chegar.
Que seja o símbolo de um tempo de demoras
e permanências.
Deitarei a toalha branca sobre a mesa e
permitirei que suas pontas venham
cobrir também a minha alma.
Cada vez que nossa mesa pe posta,
muito mais que um alimento,
a vida nos é oferecida!
Que seja assim.
Que nossa fome de amor
e de fraternidade seja sempre saciada
nos olhares dos quais serviremos.

MULHER



Jesus amou as mulheres. Graças a Maria, familiarizou-se com aquela natureza arcaica, presente no mundo desde a sua fundação. Esforçou-se em vê-las através do filtro da justiça e da bondade. Tratou-as com deferência superior à prevista pelas leis mosaicas, ásperas e severas. E contrariando aquele Deus que no Antigo Testamento se recusava a aceitar as mulheres como interlocutoras, dirige-lhes a palavra, ouve seus lamentos ......



Trecho retirado da décima sétima carta do livro (CARTAS ENTRE AMIGOS, sobre ganhar e perder)

REFLEXÃO




Sempre haverá oportunidades
e circunstância reveladoras
de que Deus existe
e está bem próximo de nós.
Cabe a todos perceberem
sua presença no dia-a-dia.
É importante mostrar ao mundo que Deus existe,
não tanto com palavras, mas sim com obras,
dando testemunho desse Deus vivo,
presente em cada um de nós.
Você foi enviado por Deus
para ser missionário da bondade,
da compreensão e do perdão.

   Meditação
A partir de seu testemunho,
as demais pessoas perceberão
a presença de Deus e sentirão a paz
que se origina dele.

   Confirmação
" Que beleza, pelas montanhas,
os passos de quem traz boas-novas,
daquele que traz a notícia da paz,
que vem anunciar a felicidade,
noticiar a salvação, dizendo a Sião:
Teu Deus começou a reinar!"
(Is 52,7).
  




O sonho encheu a noite
Extravasou pro meu dia
Encheu minha vida
E é dele que eu vou viver
Porque sonho não morre.

Adélia Prado
A SERENATA



Uma noite de lua pálida e gerânios
ele virá com a boca e mão incríveis
tocar flauta no jardin.
Estou no começo do meu dessespero
e só vejo dois caminhos:
ou viro doida ou santa.
Eu que rejeito e exprobo
o que não for natural como sangue e veias
descubro que estou chorando todo dia,
os cabelos entristecidos,
a pele assaltada de indecisão.
Quando ele vier, porque é certo que vem,
de que modo vou chegar ao balcão sem juventude?
A lua, os gerânios e ele serão os mesmos
- só a mulher entre as coisas envelhece.
De que modo vou abrir a janela,se não for doida?
Como a fecharei, se não for santa?



EVANGELHO (Jo 10, 22-30)




Para entender Cristo e aproximar-se de seu mistério, é necessário pertencer ao seu rebanho e ouvir sua voz.
Quem está em sintonia com ele compreende seu espírito messiânico de comunhão total com Deus.




22Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do Templo. Era inverno. 23Jesus passeava pelo Templo, no pórtico de Salomão. 24Os judeus rodeavam-no e disseram: “Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente”.
25Jesus respondeu: “Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; 26vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. 27As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço, e elas me seguem. 28Eu dou-lhes a vida eterna, e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão.
29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos um”.



SÃO PASCOAL BAILÃO


Nasceu na Espanha no ano de 1540. Seus pais, muitos religiosos, colocaram nele esse nome por seu nascimento ser no domingo de Páscoa.

Pascoal viveu seus 52 anos centrados no mistério da Eucaristia. Um santo conhecido por suas obras e sua paixão a Jesus Sacramentado.

Trabalhou cuidando dos rebanhos, não tendo oportunidade de estudar tão cedo. Tinha o desejo de conhecer a verdade, e quanto mais aprendia a ler, mais lia o Santo Evangelho. E mais que ler, colocava em prática na vida.

Chamado à vida religiosa, foi para Valença. Renunciou a tudo para seguir a Cristo dentro da família franciscana. E ali, buscava fazer os trabalhos mais simples. Homem de profunda adoração a Jesus Sacramentado.

Entre a Espanha e a França existiam povos que combatiam os cristãos. Ele foi enviado para levar uma carta para a França. E aceitou. Desejando ser mártir da obediência.

Tinha grande amor à Santíssima Virgem. Com 52 anos, depois de uma enfermidade, no dia de Pentecostes, ele - cheio do Espírito - partiu para a Glória Celeste.

São Pascoal Bailão, rogai por nós!


segunda-feira, 16 de maio de 2011

SÃO SIMÃO STOCK



O santo de hoje nasceu no condado de Kant (Inglaterra). Com apenas 12 anos, movido pelo Espírito Santo de Deus, abandonou sua família por uma vida eremítica, uma vida no deserto.

Ele fez do tronco de uma árvore a sua morada, por isso o 'Stock' em seu nome (stock = tronco).

Ali, se consagrou na penitência e na busca da salvação das almas. Descia até o povoado para visitar os doentes e evangelizar, e voltava para o seu retiro.

Simão, homem de obediência ao Senhor. Deus o quis na família carmelita, recém chegados à Inglaterra. Após discernir, tornou-se um religioso nesta Ordem. Profundamente mariano, era um homem do serviço e dedicado aos irmãos.

Nossa Senhora apareceu a ele, com o escapulário, apresentando-o como uma proteção especial àqueles que o usarem com devoção.

Quanto mais marianos, mais cristãos!

São Simão Stock, rogai por nós!

EVANGELHO (Jo 10, 11-18)



Jesus é aquele que nos concede vida em abundância, o bom pastor que nos conduz ao caminho verdadeiro, fonte de amor e libertação. Não deixemos que outras vozes nos desviem da proposta dele.


Naquele tempo, disse Jesus: 11“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas.
12O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. 13Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas.
14Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas.
16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.
17É por isso que meu Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. 18Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; esta é a ordem que recebi de meu Pai”.

quinta-feira, 12 de maio de 2011


Evangelho (João 6,44-51)
Evangelho (João 6,44-51)
j
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna.
48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no

deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.

Jesus se apresenta como aquele que veio de Deus par dar a vida definitiva aos homens. Seus adversários não admitem que um homem possa ter origem divina e, portanto, possa dar a vida definitiva.  

Dom Alberto explica que Diretrizes vão orientar dioceses




As novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil foram aprovadas na segunda-feira, 9, na 49ª Assembleia Geral da CNBB, e elas buscam expressar a preocupação do episcopado brasileiro com o processo de evangelização do país.

Acesse
.: Editoria especial da Assembleia da CNBB

.: Fotos da 49ª Assembleia da CNBB no Flickr
 
.: PODCAST: Dom Alberto explica o que são as novas diretrizes


O Arcebispo de Belém (PA), Dom Alberto Taveira, esclareceu que as diretrizes trazem referências para o trabalho da Igreja no Brasil na chamada "Nova Evangelização", cujo objetivo é evangelizar os batizados e levar, a cada um deles, a pessoa de Jesus Cristo.
De acordo com o prelado, as diretrizes da Igreja estão ancoradas em cinco pontos: missão, iniciação cristã, a Palavra de Deus, comunidade e serviço da vida. "Esses cinco pontos, nos próximos quatro anos, serão referenciais para a vida da Igreja", afirmou o arcebispo.

Dom Alberto também explicou que o intuito das diretrizes é dar às dioceses alguns pontos que estimulem a ação evangelizadora, para que depois os planos sejam realmente postos em prática. “O espírito das diretrizes é apresentar referências e, só nos próximos meses, as dioceses deverão concretizá-las", ressaltou.
 
Falar em Maria...
Falar na mãe de Jesus.
Ela é a mãe de toda a humanidade.
Com o coração dilacerado pela dor,
ficou firme ao pé da cruz,
onde acompanhou
o sofrimento de seu filho.
No entanto, em seu interior,
conhecia o propósito de Deus
para salvar os seres humanos.
Por isso, a melhor maneira de demonstrar
respeito e amor por Maria
é cumprindo a vontade de seu filho Jesus.

Meditação
 
Maria é o maior exemplo
de amor e fé da humanidade.

 Confirmação
"Depois disse ao discípulo:
Eis a tua mãe! A partir daquela hora,
o discípulo a acolhe no que era seu"
(Jo 19,27).

terça-feira, 10 de maio de 2011


           Para refletir

Jesus, certo dia, fatigado da viagem, encontrava-se com muita sede, e sentou-se à beira do poço de Jacó. Chegando uma mulher samaritana para buscar água nesse local, o Senhor pediu-lhe água, pois, estava sedento. Depois de uma longa conversa com a samaritana, Jesus prometeu-lhe uma água viva, e disse-lhe que quem bebesse desta água, jamais teria sede. Ela respondeu imediatamente:
“Senhor, dá-me desta água, para que eu já não tenha sede nem venha aqui tirá-la” (João 4:15).
O pedido dessa mulher é, na verdade, o pedido de muita gente. Jesus é esta Água Viva e todo aquele que beber dessa fonte jamais terá sede. No dia de hoje tenha um coração aberto e permita que Cristo possa saciar a sede de sua alma.
Jesus quer estar ao seu lado, como esteve ao lado daquela mulher, pois Ele não quer somente lhe dar uma água nova, mas quer lhe dar uma vida nova e plena, para que você tenha vida em abundância!
Jesus, eu confio em Vós!




As dificuldades e perseguições devem ser encaradas cmo oportunidade de crescimento e reafirmação da fé. A vontade divina revelada em Cristo é que todos sejamos salvos e conquistemos a vida eterna.


Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 35“Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. 36Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais. 37Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei.
38Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”.






Santo Inácio de Láconi


Santo Inácio de LáconiFrancisco Inácio Vincenzo Peis, o segundo de nove irmãos, nasceu na cidade de Láconi, Itália, no dia 17 de novembro de 1701. Seus pais eram muito pobres, mas ricos de virtudes humanas e cristãs, educando os filhos no fiel seguimento de Jesus Cristo.

Inácio, desde a infância, sentiu um forte chamado para a vida religiosa. Possuía dons especiais de profecia, de cura e um forte carisma. Costumava praticar severas penitências, mantendo seu espírito sereno e alegre, em estreita comunhão com Cristo.

Antes de completar os vinte anos de idade, ele adoeceu gravemente e por duas vezes quase morreu. Nessa ocasião, decidiu que seguiria os passos de São Francisco de Assis e se dedicaria aos pobres e doentes, se ficasse curado. E assim o fez. Foi para a cidade de Cagliari para viver entre os frades capuchinhos do Convento do Bom Caminho. Mas não pôde ser aceito, devido à sua frágil saúde. Depois de totalmente recuperado, em 1721, vestiu o hábito dos franciscanos.

Frei Inácio de Láconi, como era chamado, foi enviado para vários conventos e, após quinze anos, retornou ao Convento do Bom Caminho em Cagliari, onde permaneceu em definitivo. Ali, ficou encarregado da portaria, função que desempenhou até à morte. Tinha o verdadeiro espírito franciscano: exemplo vivo da pobreza, entretanto de absoluta disponibilidade aos pobres, aos desamparados, aos doentes físicos e aos doentes espirituais, ou seja, aos pecadores, muitos dos quais conseguiu recolocar no caminho cristão.

Durante seus últimos cinco anos de vida, Inácio ficou completamente cego. Mesmo assim continuou cumprindo com rigor a vida comum com todos os regulamentos do convento. Morreu no dia 11 de maio de 1781. Depois da morte, a fama de sua santidade se fortaleceu com a relação dos milagres alcançados pela sua intercessão.

Frei Inácio de Láconi foi beatificado pelo Papa Pio XII em 1940 e depois canonizado por este mesmo Santo Padre em 1951. O dia designado para sua celebração litúrgica foi o de sua morte: 11 de maio.

Santo Inácio de Láconi, rogai por nós!

BEATIFICAÇÃO


10 curiosidades sobre a vida e obra de Irmã Dulce





Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, mais conhecida como Irmã Dulce, teve uma vida peculiar. Começou a praticar caridade com 13 anos, entrou para o convento com 19 e dedicou todos seus 77 anos de trajetória à caridade. Prestes a ser beatificada – a cerimônia acontece no dia 22 de maio, em Salvador (BA) –, o Canção Nova Notícias apresenta 10 curiosidades sobre seu apostolado. Confira:

1) Por causa de um enfisema pulmonar, Irmã Dulce viveu os últimos 30 anos da sua vida com a saúde abalada seriamente - tinha 70% da capacidade respiratória comprometida e chegou a pesar 38 quilos. Entretanto, nem mesmo a doença a impediu de construir e manter uma das maiores e mais respeitadas instituições filantrópicas do país. Morreu em 13 de março de 1992, pouco tempo antes de completar 78 anos.
Acesse.: Editoria especial da beatificação de Irmã Dulce
.: Saiba mais sobre a vida e obra da religiosa
.: Veja qual é o caminho para se tornar santo
.: Conheça os santos e beatos do Brasil

2) Irmã Dulce foi uma criança cheia de alegria, adorava brincar com sua boneca inseparável Celica, empinar pipa e tinha especial predileção pelo futebol - era torcedora do Esporte Clube Ipiranga, time formado pela classe trabalhadora, o primeiro a romper com o perfil elitista do esporte baiano no início do século XX.

3) Irmã Dulce começou a praticar caridade aos 13 anos, acolhendo mendigos e doentes em sua casa. Nessa época, sua residência ficou conhecida como ‘A Portaria de São Francisco’, tal o número de carentes que se aglomeravam no local. Quando entrou no Convento de Nossa Senhora do Carmo, aos 19 anos, escolheu o nome de Irmã Dulce (seu nome verdadeiro é Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes), em homenagem à mãe.

4) Por causa do grande número de operários no bairro de Itapagipe, a religiosa criou, em 1936, a União Operária São Francisco - primeira organização operária católica do estado, que depois deu origem ao Círculo Operário da Bahia. O movimento era mantido com a arrecadação de três cinemas construídos por meio de doações - o Cine Roma, o Cine Plataforma e o Cine São Caetano.

5) Para abrigar doentes que recolhia nas ruas, a religiosa chegou a invadir cinco casas na Ilha dos Ratos, em 1937. Expulsa do lugar, ela peregrinou durante uma década, levando os seus doentes por vários lugares. Por fim, em 1949, ocupou um galinheiro ao lado do convento, com autorização da sua superiora, para abrigar os primeiros 70 doentes. Hoje, no local, está o Hospital Santo Antônio, o maior da Bahia.

6) Em julho de 1979, Madre Teresa de Calcutá recebeu convite de Dom Avelar para ir a Salvador fundar uma casa da Ordem Missionária da Caridade, no bairro de Alagados. Irmã Dulce quis conhecer a famosa religiosa, que receberia o Prêmio Nobel da Paz naquele ano. Com dificuldades para manter as obras, devido à doença, Irmã Dulce chegou a oferecê-las para a colega.

7) Em 1988, Irmã Dulce foi indicada pelo então presidente da República, José Sarney, com o apoio da Rainha Sílvia, da Suécia, para o Prêmio Nobel da Paz. Ela não o venceu, entretanto teve o trabalho mais reconhecido. Quem levou a premiação foram as 'Forças de Paz das Nações Unidas' (conhecidas como 'Capacetes azuis'), pelos seus esforços a serviço da preservação da paz.

8) Em sua segunda visita ao Brasil, em 20 de outubro de 1991, o Papa João Paulo II fez questão de quebrar o rigor da sua agenda e ir ao Convento Santo Antônio visitar Irmã Dulce, já bastante debilitada, no seu leito de enferma. Cinco meses depois da visita do Pontífice, os brasileiros chorariam a morte do 'Anjo bom da Bahia'. No velório, cerca de 50 pessoas desmaiaram e o cenário se dividiu entre pobres e grandes personalidades do país.

9) Na exumação do seu corpo, em junho de 2010, os representantes do Vaticano e pessoas presentes se mostraram impressionados com a mumificação natural do corpo, 18 anos após a morte da religiosa. A exumação é a penúltima etapa do processo de beatificação. “A roupa estava conservada mesmo após 18 anos, apesar de um pouco escura. O semblante dela é muito sereno, não há odor”, disse a sobrinha e superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Pontes, em entrevista à imprensa na época.

10) No dia 22 de maio, Irmã Dulce será a terceira religiosa, natural do Brasil, a ser beatificada. No hall das beatas brasileiras, já temos Albertina Berkenbrock e Lindalva Justo de Oliveira. A única beata estrangeira, mas com missão no país, é a austríaca Bárbara Maix.

Mais de 300 mil jovens já estão inscritos para a JMJ 2011





Faltando menos de 100 dias para o início da Jornada Mundial da Juventude em Madri, Espanha, cerca de 340 mil jovens de mais de 170 países já se inscreveram para o encontro que acontecerá entre os dias 16 a 21 de agosto com o Papa Bento XVI.

Segundo o Comitê Organizador da Jornada, os trabalho de preparação em Madri entram em sua reta final. O diretor executivo da JMJ 2011, Yago de la Cierva, recordou que em janeiro deste ano deixou-se a fase de planejamento para começar a implementação dos planos realizados de acordo com a Santa Sé e com as três administrações públicas envolvidas.

O diretor explica que para confrontar todos os preparativos com a necessária dedicação, sete departamentos se dividiram em 16 áreas operativas envolvendo “muitas pessoas, a maioria delas voluntários de tempo integral ou parcial".

O objetivo principal, para os organizadores, é "que os jovens encontrem em Madrid uma cidade acolhedora e passem dias inesquecíveis".

Yago de la Cierva indicou também que o selo desta JMJ será jovial e ao mesmo tempo mostrará a cultura e a religiosidade espanhola. “Tudo deve estar enraizado nos 20 séculos de tradição católica deste país", ressalta.

A JMJ de Madrid terá início no dia 16 de agosto com uma Missa inaugural seguida de diferentes atos até a chegada do Papa no dia 18, na Praça de Cibeles.

Durante esses dias, Santo Padre terá também encontros com professores universitários, religiosas, seminaristas, voluntários, deficientes físicos e enfermos.

Enquanto isso, o programa cultural da JMJ ocupará as ruas e os diversos cenários que oferece a capital espanhola com mais de 300 atividades. Assim, museus como O Prado serão cenários de exposições e itinerários pictóricos.

As catequeses ocorrerão entre os dias 17 e 18 de agosto em mais de 200 igrejas de Madrid, onde bispos de todo mundo se encontrarão com os jovens.

Como parte dos preparativos, neste domingo, 8, foi realizado um encontro com famílias que acolherão os jovens e voluntários, no Madrid Arena.


Santo Antonino


Neste dia, lembramos um grande santo que nasceu na Itália, no ano de 1389, cujo nome de batismo era Antônio (e que ficou conhecido como Antonino devido sua estatura). Pertencente a uma família nobre, Antonino caminhou para os estudos de Direito, mas devido ao forte chamado do Senhor, tomou a decisão de ser religioso.

Encontrou certa dificuldade para ingressar nos Dominicanos, mas com humildade e perseverança superou as barreiras e expectativas, pois por sua radicalidade na vivência do Evangelho tornou-se um exemplo como religioso. Obediente à regra e perseverante, começou a ocupar grandes responsabilidades de serviço chegando a Superior.

Convocado pelo Papa, Antonino, o pequeno gigante, foi chamado para ser Bispo e logo Arcebispo de Florença. Cheio do Espírito Santo, trabalhou com prudência e energia contra tudo o que atrapalhava as famílias e por isso sofreu muito, mas por uma causa justa, ou seja, para levar muitos para Deus. Entrou na Igreja triunfante com 70 anos.

Santo Antonino, rogai por nós!

Evangelho (João 6,30-35)
Evangelho (João 6,30-35)






Jesus exige dos seus seguidores não apenas que saciem a fome do povo, mas também que acreditem que ele é de fato o alimento que dá sentido e vigor à nossa existência.



Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: 30Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obras fazes? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer’”.
32Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”.
34Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. 35Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sed



segunda-feira, 9 de maio de 2011

Para refletir

Conquiste uma profunda liberdade interior.
Para que isso seja possível,
em primeiro lugar, é necessário
que haja a auto-aceitação.
Em seguida,
vem a aceitação irrestrita do outro,
sem querer mudá-lo.
É fundamental considerar
as qualidades e capacidades individuais,
não só as deficiências e limitações.
Lembre-se de que o que vai permanecer
é a verdade interior de cada um.

 Meditação
Todo ser humano
tem em si mesmo
o desejo de ser aceito e amado.

   Confirmação
"Mas o Senhor disse-lhe:
Não te impressiones com a sua aparência,
nem com a sua grande estatura:
não és este que eu quero.
Meu olhar não é dos homens:
o homem vê a aparência,
o Senhor vê o coração"
(1Sm 16,7).

A política tem necessidade de cristãos, afirma Papa


Em sua visita apostólica a Aquileia, no nordeste da Itália

AQUILEIA, domingo, 8 de maio de 2011 (ZENIT.org) - Ao visitar Aquileia, sede da maior diocese europeia na Idade Média, Bento XVI lançou nesse sábado um apelo para que os cristãos levem os valores do Evangelho a todos os âmbitos, em particular a política.

Essa foi a mensagem que o pontífice deixou no discurso que dirigiu aos representantes eclesiais de 36 dioceses da Itália.

Em meio à descristianização que se vive nestas terras, o bispo de Roma perguntou-se, na basílica desta antiga cidade romana - fundada no ano 180 -: "como é possível anunciar Jesus Cristo, como comunicar o Evangelho e como educar hoje na fé?".

Sua resposta foi: "A missão prioritária que o Senhor lhes confia hoje, renovados pelo encontro pessoal com ele, consiste em testemunhar o amor de Deus pelo homem".

"Vocês estão chamados a fazer isso antes de tudo com as obras do amor e as opções de vida a favor das pessoas concretas, começando pelos mais frágeis, indefesos, não autossuficientes, como os pobres, os anciãos, os enfermos, os deficientes".

No contexto de uma "busca com frequência exasperada de bem-estar econômico" e de "grave crise econômica e financeira" - acrescentou -, os fiéis estão chamados a "promover o sentido cristão da vida, através do anúncio explícito do Evangelho, levado com dedicado orgulho e com profunda alegria aos diferentes âmbitos da existência diária".

"Não reneguem nada do Evangelho naquilo que creem - disse -, mas vivam entre os homens com simpatia, comunicando em seu próprio estilo de vida esse humanismo que deita suas raízes no cristianismo, buscando edificar junto a todos os homens de boa vontade uma 'cidade' mais humana, mais justa e solidária".

Cristãos na política

Este compromisso - disse por último - é particularmente importante para a crise política atual.

Este âmbito "tem mais necessidade que nunca de ver pessoas, sobretudo jovens, capazes de edificar uma 'vida boa' e ao serviço de todos".

"Os cristãos não podem retirar-se deste compromisso, pois se bem que são peregrinos para o Céu, vivem já aqui uma antecipação da eternidade",
concluiu.